Objetivo
Permitir aos fornecedores para órgãos públicos, agentes públicos, principalmente aos responsáveis pela área de compras, fiscais de contratos, controle interno, assessores jurídicos e demais profissionais envolvidos na contratação pública, uma visão teórica e prática do procedimento do procedimento de contratação governamental. Apresentação do comparativo da legislação atual e a Nova Lei de Licitações.
A quem se destina
Fornecedores para órgãos públicos, Servidores, Administradores, Advogados e demais interessados que atuem na área de licitações públicas diretamente ou prestando assessoria e/ou consultoria, bem como demais profissionais envolvidos na contratação pública.
Carga Horária
16h/a
Local
Online e Ao Vivo
Instrutor
Elianay Da Silveira Monte Carmelo – Prof.ª “ELI”
Programa
- INTRODUÇÃO A LICITAÇÕES
- Finalidade da Licitação;
- Objetivo;
- Legislação: Visão geral e aplicabilidade;
- Princípios da Licitação;
- O que? Por quê? E quem deve licitar?
- Quem não pode participar da Licitação?
- Processo Administrativo Interno (Fase Preparatória);
- Fase Externa ou Executória;
- Comissões de Licitação;
- Exceções à Regra de Licitar;
- Tipos de Licitação;
- Licitação deserta e fracassada;
- Infrações e Sanções em Licitações – com as alterações da Lei Anticorrupção – Lei 12.846/2013;
- Natureza e Finalidade do Edital;
- Conteúdo do Instrumento Convocatório;
- Proposta inexequível / exequível;
- Anulação e Revogação da Licitação;
- Publicação do Edital;
- Solicitação de Esclarecimentos;
-
- Prática: Elaborando um Esclarecimento;
- Impugnação;
-
- Prática: Simulação da Elaboração de uma Impugnação.
- Recursos.
- TERMO DE REFERÊNCIA:
- Escolha da modalidade de licitação;
- Descrição do objeto;
- Conteúdo mínimo necessário;
- Fornecedor: Como minimizar concorrentes;
- Órgão Licitante: Como contratar com mais segurança, qualidade e pelo menor preço;
- Elaboração do Termo de Referência;
-
- Prática: Simulação da Elaboração de um Termo de Referência.
- AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
- A aplicabilidade das normas licitatórias e alterações da Nova Lei de Licitações.
- O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS
- Conceito;
- Quando Realizar um SRP?
- Características;
- Não cabe SRP;
- Atores no SRP;
- A Ata de Registro de Preços;
- Órgão Carona (Extraordinário).
- DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA HABILITAÇÃO
- Credenciamento;
- Habilitação Jurídica;
- Qualificação Técnica;
- Qualificação Econômico-Financeira;
- Regularidade Fiscal.
- DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PROPOSTAS TÉCNICAS
- Conceito;
- Entendendo uma Licitação do tipo Técnica e Preço;
- Propostas Técnicas;
- Pontuações;
- Modelos de Propostas Técnicas;
-
- Prática: Elaboração de uma Proposta Técnica.
- DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PROPOSTAS COMERCIAIS / PROPOSTAS DE PREÇOS
- Conceito;
- Propostas Comerciais de Licitação;
- Modelos de Propostas Comerciais;
-
- Prática: Elaboração de uma Proposta Comercial.
- MODALIDADES DE LICITAÇÃO
- Exceções: Dispensa e Inexigibilidade;
- Carta-Convite:
. Conceito e Aplicação;
. Prazo de Publicação;
. Limites de Compra;
. Fundamentos Jurídicos;
- Tomada de Preços:
. Conceito e Aplicação;
. Prazo de Publicação;
. Limites de Compra;
. Diferença de Julgamento tipo Técnica e Preços;
. Fundamentos Jurídicos;
- Concorrência Pública:
. Conceito e Aplicação;
. Prazo de Publicação;
. Limites de Compra;
. Diferença de Julgamento tipo Técnica e Preços;
. Fundamentos Jurídicos;
-
- Prática:
- Análise de um Edital real;
- Preparação da documentação;
- Preparação da proposta;
- Entrega dos Envelopes;
- Credenciamento;
- Análise dos documentos dos concorrentes;
- Análise das propostas dos concorrentes;
- Julgamento;
- Recurso.
- Prática:
- Diálogo Competitivo:
- A nova modalidade de licitações instituído pela Nova Lei de Licitações;
- Pregão Presencial / Eletrônico:
. Conceito e Aplicação;
. Prazo de Publicação;
. Limites de Compra;
. O termo: “bens e serviços comuns”;
. Fundamentos Jurídicos;
. Principais diferenças entre o pregão presencial e o pregão eletrônico;
. Prática – Simulação de um certame na Modalidade Pregão Presencial:
-
- Prática:
- Análise de um Edital real;
- Preparação da documentação;
- Preparação da proposta;
- Simulação de um certame;
- Credenciamento;
- Análise das propostas dos concorrentes;
- Etapa de Lances;
- Análise dos documentos dos concorrentes;
- Julgamento;
- Recurso.
- Prática:
- CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:
- Conceito;
- Características;
- Cláusulas essenciais;
- Publicidade dos contratos;
- Vigência dos contratos;
- Alteração dos contratos;
- Execução dos contratos.
- Inexecução e rescisão dos contratos.
- A NOVA LEI DE LICITAÇÕES: – Lei n.º14.133/2021
O que MUDOU??
- Vigência;
- Âmbito de Aplicação;
- Objetivos;
- Alterações das modalidades;
- Fases da Licitação;
- Critérios de Julgamento;
- Dispensa de Licitação;
- Inexigibilidade;
- Licitação Emergencial;
- Licitação Fracassada e Deserta;
- Alienação de bens;
- Preços Inexequíveis;
- Comissão de Licitações;
- Procedimentos Auxiliares;
- Princípios;
- PNCP =Portal Nacional de Contratações Públicas;
- Catálogo Eletrônico;
- Documentos;
- Contratos Administrativos.
METODOLOGIA: Aulas expositivas, estudos de casos, vivências seguidas de elaboração teórica, debates, exposições dialogadas, leitura de textos, jurisprudência do TCU.
Material de Apoio
- Material Digital - Link da Sala Online - Tutorial de acesso à Sala Virtual Obs.: O inscrito deverá providenciar: computador, notebook ou celular com acesso à internet, câmera, saída de som ou fones de ouvido. O Certificado Digital será disponibilizado digitalmente ao aluno após a conclusão do curso.
Investimento
Inscrições realizadas até 05/08/2021 valor de R$ 800,00 por acesso identificado - Boleto Bancário com vencimento para data do curso ou Pag Seguro. À partir de 06/08/2021 valor será de R$ 1.000,00 por acesso identificado - Boleto Bancário com vencimento para data do curso ou Pag Seguro.
Informações e Inscrições
Tel/WhatsApp: +55 (41) 3350 6053 | 3350 6098 | treinamento@treinamentosconsult.com.br
Observações:
Inscrições Limitadas!
Em razão de quórum mínimo necessário para a realização dos Cursos programados, a CONSULT Treinamentos se reserva o direito de prorrogar ou cancelar o evento, avisando os inscritos com antecedência de 02 (dois) dias úteis.
Inscrições realizadas após o número de vagas ser preenchido, serão realocadas para próxima turma mediante comunicação ao inscrito.
A CONSULT Treinamentos não é responsável pelo sinal de internet. Caso haja oscilação de sinal, a aula será retomada após restabelecimento de conexão sem prejuízos de conteúdo ou de carga horária programada.
Ao se inscrever, o participante concorda que eventuais imagens registradas no evento poderão ser utilizadas pela CONSULT Treinamentos e Grupo CONSULT, para fins de comunicação institucional, em diferentes veículos de mídia.
As aulas serão gravadas e disponibilizadas ao participante de forma restrita no canal do YouTube mediante ciência de não divulgação conforme Termo de Responsabilidade abaixo:
TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DO ACERVO DA CONSULT TREINAMENTOS
Tendo em vista a existência de dados reservados aos treinamentos, e por conter informações muitas vezes verídicas para dar veracidade aos exercícios, fica terminantemente proibida a divulgação e/ou reprodução do material para terceiros sem a devida e expressa autorização da Consult Treinamentos e/ou do(a) instrutor(a) sob as devidas penas da lei, em especial da Lei 9.610/88, razão pela qual o acesso aos mesmos foi autorizado com a condição restrita, sendo o presente termo de adesão irrenunciável entre as partes envolvidas e decorrente do contrato de prestação de serviços de treinamento.