Objetivo

Permitir aos fornecedores para órgãos públicos, agentes públicos, principalmente aos responsáveis pela área de compras, fiscais de contratos, controle interno, assessores jurídicos e demais profissionais envolvidos na contratação pública, uma visão teórica e prática do procedimento do procedimento de contratação governamental. Apresentação do comparativo da legislação atual e a Nova Lei de Licitações.

A quem se destina

Fornecedores para órgãos públicos, Servidores, Administradores, Advogados e demais interessados que atuem na área de licitações públicas diretamente ou prestando assessoria e/ou consultoria, bem como demais profissionais envolvidos na contratação pública.

Carga Horária

16h/a

Local

Online e Ao Vivo

Ver no mapa

Instrutor

Elianay Da Silveira Monte Carmelo – Prof.ª “ELI”

Programa

 

  1. INTRODUÇÃO A LICITAÇÕES
  • Finalidade da Licitação;
  • Objetivo;
  • Legislação: Visão geral e aplicabilidade;
  • Princípios da Licitação;
  • O que? Por quê? E quem deve licitar?
  • Quem não pode participar da Licitação?
  • Processo Administrativo Interno (Fase Preparatória);
  • Fase Externa ou Executória;
  • Comissões de Licitação;
  • Exceções à Regra de Licitar;
  • Tipos de Licitação;
  • Licitação deserta e fracassada;
  • Infrações e Sanções em Licitações – com as alterações da Lei Anticorrupção – Lei 12.846/2013;
  • Natureza e Finalidade do Edital;
  • Conteúdo do Instrumento Convocatório;
  • Proposta inexequível / exequível;
  • Anulação e Revogação da Licitação;
  • Publicação do Edital;
  • Solicitação de Esclarecimentos;
    •             Prática: Elaborando um Esclarecimento;
  • Impugnação;
    •             Prática: Simulação da Elaboração de uma Impugnação.
  • Recursos.

 

  1. TERMO DE REFERÊNCIA:
  • Escolha da modalidade de licitação;
  • Descrição do objeto;
  • Conteúdo mínimo necessário;
  • Fornecedor: Como minimizar concorrentes;
  • Órgão Licitante: Como contratar com mais segurança, qualidade e pelo menor preço;
  • Elaboração do Termo de Referência;
    1. Prática: Simulação da Elaboração de um Termo de Referência.
  1. AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
  • A aplicabilidade das normas licitatórias e alterações da Nova Lei de Licitações.
  1. O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS
  • Conceito;
  • Quando Realizar um SRP?
  • Características;
  • Não cabe SRP;
  • Atores no SRP;
  • A Ata de Registro de Preços;
  • Órgão Carona (Extraordinário).

 

  1. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA HABILITAÇÃO
  • Credenciamento;
  • Habilitação Jurídica;
  • Qualificação Técnica;
  • Qualificação Econômico-Financeira;
  • Regularidade Fiscal.

 

  1. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PROPOSTAS TÉCNICAS
  • Conceito;
  • Entendendo uma Licitação do tipo Técnica e Preço;
  • Propostas Técnicas;
  • Pontuações;
  • Modelos de Propostas Técnicas;
    • Prática: Elaboração de uma Proposta Técnica.

 

  1. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PROPOSTAS COMERCIAIS / PROPOSTAS DE PREÇOS
  • Conceito;
  • Propostas Comerciais de Licitação;
  • Modelos de Propostas Comerciais;
    •             Prática: Elaboração de uma Proposta Comercial.

 

  1. MODALIDADES DE LICITAÇÃO
  • Exceções: Dispensa e Inexigibilidade;
  • Carta-Convite:

.           Conceito e Aplicação;

.           Prazo de Publicação;

.           Limites de Compra;

.           Fundamentos Jurídicos;

 

  • Tomada de Preços:

.           Conceito e Aplicação;

.           Prazo de Publicação;

.           Limites de Compra;

.           Diferença de Julgamento tipo Técnica e Preços;

.           Fundamentos Jurídicos;

 

  • Concorrência Pública:

.           Conceito e Aplicação;

.           Prazo de Publicação;

.           Limites de Compra;

.           Diferença de Julgamento tipo Técnica e Preços;

.           Fundamentos Jurídicos;

    • Prática:
      • Análise de um Edital real;
      • Preparação da documentação;
      • Preparação da proposta;
      • Entrega dos Envelopes;
      • Credenciamento;
      • Análise dos documentos dos concorrentes;
      • Análise das propostas dos concorrentes;
      • Julgamento;
      • Recurso.

 

  • Diálogo Competitivo:
    • A nova modalidade de licitações instituído pela Nova Lei de Licitações;

 

  • Pregão Presencial / Eletrônico:

.           Conceito e Aplicação;

.           Prazo de Publicação;

.           Limites de Compra;

.           O termo: “bens e serviços comuns”;

.           Fundamentos Jurídicos;

.           Principais diferenças entre o pregão presencial e o pregão eletrônico;

.           Prática – Simulação de um certame na Modalidade Pregão Presencial:

    • Prática:
      • Análise de um Edital real;
      • Preparação da documentação;
      • Preparação da proposta;
      • Simulação de um certame;
      • Credenciamento;
      • Análise das propostas dos concorrentes;
      • Etapa de Lances;
      • Análise dos documentos dos concorrentes;
      • Julgamento;
      • Recurso.

 

  1. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:
  • Conceito;
  • Características;
  • Cláusulas essenciais;
  • Publicidade dos contratos;
  • Vigência dos contratos;
  • Alteração dos contratos;
  • Execução dos contratos.
  • Inexecução e rescisão dos contratos.
  1. A NOVA LEI DE LICITAÇÕES: – Lei n.º14.133/2021

O que MUDOU??

  • Vigência;
  • Âmbito de Aplicação;
  • Objetivos;
  • Alterações das modalidades;
  • Fases da Licitação;
  • Critérios de Julgamento;
  • Dispensa de Licitação;
  • Inexigibilidade;
  • Licitação Emergencial;
  • Licitação Fracassada e Deserta;
  • Alienação de bens;
  • Preços Inexequíveis;
  • Comissão de Licitações;
  • Procedimentos Auxiliares;
  • Princípios;
  • PNCP =Portal Nacional de Contratações Públicas;
  • Catálogo Eletrônico;
  • Documentos;
  • Contratos Administrativos.

METODOLOGIA: Aulas expositivas, estudos de casos, vivências seguidas de elaboração teórica, debates, exposições dialogadas,  leitura de textos, jurisprudência do TCU.

Material de Apoio

- Material Digital - Link da Sala Online - Tutorial de acesso à Sala Virtual Obs.: O inscrito deverá providenciar: computador, notebook ou celular com acesso à internet, câmera, saída de som ou fones de ouvido. O Certificado Digital será disponibilizado digitalmente ao aluno após a conclusão do curso.

Investimento

Inscrições realizadas até 05/08/2021 valor de R$ 800,00 por acesso identificado - Boleto Bancário com vencimento para data do curso ou Pag Seguro. À partir de 06/08/2021 valor será de R$ 1.000,00 por acesso identificado - Boleto Bancário com vencimento para data do curso ou Pag Seguro.

Informações e Inscrições

Tel/WhatsApp: +55 (41) 3350 6053 | 3350 6098 | treinamento@treinamentosconsult.com.br

Observações:

Inscrições Limitadas!

Em razão de quórum mínimo necessário para a realização dos Cursos programados, a CONSULT Treinamentos se reserva o direito de prorrogar ou cancelar o evento, avisando os inscritos com antecedência de 02 (dois) dias úteis.

Inscrições realizadas após o número de vagas ser preenchido, serão realocadas para próxima turma mediante comunicação ao inscrito.

A CONSULT Treinamentos não é responsável pelo sinal de internet. Caso haja oscilação de sinal, a aula será retomada após restabelecimento de conexão sem prejuízos de conteúdo ou de carga horária programada.

Ao se inscrever, o participante concorda que eventuais imagens registradas no evento poderão ser utilizadas pela CONSULT Treinamentos e Grupo CONSULT, para fins de comunicação institucional, em diferentes veículos de mídia.

As aulas serão gravadas e disponibilizadas ao participante de forma restrita no canal do YouTube mediante ciência de não divulgação conforme Termo de Responsabilidade abaixo:

TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DO ACERVO DA CONSULT TREINAMENTOS

Tendo em vista a existência de dados reservados aos treinamentos, e por conter informações muitas vezes verídicas para dar veracidade aos exercícios, fica terminantemente proibida a divulgação e/ou reprodução do material para terceiros sem a devida e expressa autorização da Consult Treinamentos e/ou do(a) instrutor(a) sob as devidas penas da lei, em especial da Lei 9.610/88, razão pela qual o acesso aos mesmos foi autorizado com a condição restrita, sendo o presente termo de adesão irrenunciável entre as partes envolvidas e decorrente do contrato de prestação de serviços de treinamento.

Entre em Contato

Tem dúvidas sobre esse curso? Preencha o formulário abaixo e nos encaminhe sua mensagem.